Ser Humano x Ecologia: Algo em comum?

Escrito por Marcos Paixão Ferreira Lemos.

eco3

 

 

Este artigo vai analisar como o ser humano está diretamente vinculado com seu lar, o meio ambiente. É relevante que a palavra ecologia, deriva do grego, EKOS=Casa, e LOGHIA= Estudo, ou seja, estudo da casa ou meio ambiente. Iremos avaliar que nós, como seres humanos temos uma relação direta com nossa casa, ou o meio ambiente, e o ator principal nesse cenário. E como parte principal desse cenário, veremos como podemos fazer a diferença à preservação da natureza para um futuro sustentável.

 

CONHEÇA PARA VALORIZAR: As pessoas têm concepções distintas de meio ambiente. Durante muito tempo, supunha-se que o meio ambiente consistia em coisas intrínsecas na natureza, como a fauna, flora e regiões lacustres e, enfim tudo aquilo presente em seu estado natural. (visão naturalista).

Um grande contingente da sociedade imaginava que o meio ambiente era tudo aquilo que está a nossa volta e que o meio ambiente tinha o objetivo de servir-nos, de forma que ele existia para suprir as nossas necessidades. Percebe-se o meio ambiente apenas como gerador de matéria-prima e energia, cuja fonte era o nosso sustento (visão materialista e consumista).

REFLETINDO: O meio ambiente insere o ser humano ou não? eco1

O meio ambiente é também aqui onde estamos? Quando falamos sobre o meio ambiente, veja que não podemos nos referir apenas à natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Nós seres humanos também fazemos parte do meio ambiente, no qual possuímos vínculos naturais e afetivos essenciais para a nossa sobrevivência, não é verdade? Veja que quando você para e pensa como o ser humano inserido duma forma íntima com a natureza, você mudaria seus hábitos e teria novas atitudes? Faria isso? Afinal, como ator principal nesse cenário ecológico se não formos preservacionistas de plantão, o que restaria aos nossos herdeiros?

Aspectos para a nossa reflexão - momento reflexivo:

- Pensem nas florestas que protegem os rios e os rios que fornecem água para sua região. Então quando se fala em preservar as árvores isso está diretamente ligado com a água da torneira de sua casa, já parou e pensou nisso?

- Pensem nos oceanos que sustentam a vida marinha e garantem renda aos pescadores. Então quando se fala da preocupação com a poluição dos oceanos, isso impacta no peixe que você compra no mercado, sabia disso?

- Agora e os resíduos sólidos que geramos no nosso dia a dia? No trabalho como na nossa casa, ocuparão um lugar no planeta, como aterros sanitários e infelizmente lixões e, muitas vezes lotes vagos.

Eles não são responsáveis por propagar vetores que transmitem doenças além de contaminar solos e rios, concorda comigo?

Então, caro leitor desse link sustentável, interagimos com você um tema atual, nosso lar, o meio ambiente. Um abraço, e espero de você atitude de respeito e carinho, para nosso lar, o meio ambiente!

Tags: Ecologia Florestas

Sobre o autor

Marcos Paixão Ferreira Lemos

Tecnólogo em gestão ambiental e pós-graduado auditoria/licença ambiental/UNOPAR/PR
Email:

 

Mais artigos deste autor

Serviços

servicos0