Google mapeia áreas com potencial para energia solar

O chamado Projeto Sunroof, está mapeando áreas para mostrar o potencial de energia solar no seu telhado. A viabilidade está sendo estudada telhado por telhado. E pretende instalar painéis de energia solar pelas cidades a fim de aumentar a produção de energia limpa no mundo. A ferramenta utiliza a mesma tecnologia aplicada no Google Earth, produzindo imagens em alta resolução que ajudam a calcular o potencial de produção de energia de cada telhado.

 

Se você estiver em uma das regiões de teste do projeto, basta digitar o seu endereço no Projeto Sunroof para participar. Isso, é para evitar problemas envolvendo priacidade.

Então, o google irá calcular a quantidade de iluminação solar presente em casa telhado ao longo do ano, levando em conta as edificações próximas, sombra as árvores, orientação do telhado e o clima local.
A ferramenta combina todas essas informações para estimar quanto seria economizado caso o mesmo consumo se desse por meio de captação solar de energia.

Hoje, o projeto está disponível na Área da Baía de São Francisco, Fresno (no centro da Califórnia), e na área de Boston.

Grande investidor de energia limpa

Em fevereiro de 2015 o google anunciou novos investimentos para a sede da empresa Mountain View, na Califórnia. A ideia é deixar a sede mais sustentável.O acordo foi firmado com a NextEra Energy Resources, que fornecerá a energia em troca de novas turbinas para seu parque eólico em Altamont Pass, também na Califórnia. A estimativa é que a energia renovável contribua com 43 megawatts.

Imagem do parque eólico, Usina de Altamont Pass, na Califórnia

Usina de Altamont Pass na Califórnia

Serviços

servicos0

Assine

Cadastre-se no nosso site e receba nossos resumos de notícias: Fácil e Rápido.