Ceará vai receber quase R$ 500 milhões de investimentos em energia eólica

Reólica

 

O Estado do Ceará deu mais um passo na atração de empreendimentos para geração de energia eólica. O 22º leilão de energia nova A-3, para entrega em 2018, realizado na última sexta-feira (dia 21/08), garantiu ao Ceará um investimento de R$ 496 milhões, o que corresponde a 26% do total de usinas eólicas negociado no certame. O leilão contratou 29 projetos com capacidade instalada de 669,5 megawatts (MW), sendo que 538,8MW de fonte eólica, representando 80% do total.


Dos 19 parques eólicos contratados, 4 serão instalados no Ceará. Os empreendimentos Cacimbas I, Santa Mônica I, Ouro Verde e Estrela, da Tractebel, serão construídos no município de Trairi, no litoral oeste do Ceará. Ligados a subestação Pecém II, o projeto conta com 36 aerogeradores de 2,7 MW cada, que somam 97,2 MW de capacidade instalada, o suficiente para alimentar uma cidade com 170 mil habitantes.

A atração dos empreendimentos é resultado da articulação do Governo do Estado com investidores e instituições ligadas ao setor como a Chesf e a Empresa de Pesquisa Energética – EPE. Para o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, o investimento representa um incremento de energia limpa na matriz energética do estado, contribuindo para a segurança energética do país. “Além disso, teremos geração de empregos durante e após a instalação das usinas e melhorias sócio-econômicas para a comunidade do entorno”, acrescenta.

Reólico2 Energia eólica no Ceará

 Pioneiro no estímulo a geração de energia eólica no Brasil, o Ceará conta hoje com 59 usinas  eólicas em operação, sendo 44 de grande porte e 15 de microgeração. A potência instalada é  de 1.233 megawatts (MW). Ao todo, 11 empreendimentos estão em construção e outros 48  autorizados para implantação. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia  Eólica - ABEEOLICA, o estado tem o terceiro maior potencial eólico do país

 Fonte: Governo do Ceará

Serviços

servicos0

Assine

Cadastre-se no nosso site e receba nossos resumos de notícias: Fácil e Rápido.