Reutilize calhas para montar um jardim

calhas2

 

Calhas são matéria-prima ideal para um jardim vertical.
Os jardins verticais em contraste aos tradicionais, ocupam pouco espaço e são ideais para áreas pequenas.

Com alguns materiais e um pouco de disposição o jardim vertical pode ser facilmente montado. Ele é adequado para ervas, morangos, tomates, flores, verduras e folhagens.

 

Resistentes, e por isso adequadas para as mudanças climáticas das áreas externas, as calhas de PVC são excelentes para montar o jardim. Elas podem ser sobrepostas, formando fileiras, e oferecendo assim espaço para plantas variadas.

Tanto as calhas quanto as ripas de madeiras, são materiais que podem ser reutilizados de construções. Quem não os tiver pode comprá-los em lojas de materiais para construção. Confira abaixo como fazer:

Materiais

- 4 calhas de PVC;materiais
- 8 tampas para as extremidades;
- 2 pedaços de madeira de cerca de 2m;
- 10 suportes para calha;
- Lápis;
- Furadeira;
- Buchas;
- Parafusos;
- Serrote;
- Sementes de plantas ou mudas jovens;
- Terra e adubo.

 

 

Como Fazer:

1) Se a calha for muito grande, serre um pedaço de modo que ela fique com cerca de 80cm. Use a furadeira para fazer três furos na parte inferior. Eles servirão para drenar a água das plantas quando elas forem regadas.

2) Coloque as tampas nas extremidades das calhas.

3) Numa parede fixe os pedaços de madeira na vertical, um ao lado do outro, com espaçamento de 50cm entre eles. Com o lápis marque onde serão fixadas as calhas, deixando uma distância entre elas, suficiente para comportar o tamanho da planta que crescerá. Fixe os suportes para calhas.

4) Coloque as calhas nos suportes e está pronto!

5) As plantas podem ser colocadas nas calhas de duas maneiras: Nelas podem ser plantadas mudas com terra e adubo ou apenas colocar vasos que já tenham plantas neles.

 

Como-fazer-um-jardim-cvertical-divulgacao

 

Fonte: Catraca Livre

Serviços

servicos0