Você já foi vítima do Green Washing?

O Greenwashing é polêmico no mundo corporativo. Vamos entender: Denomina-se greenwashing uma ferramenta de marketing que promove uma imagem de um produto ecologicamente responsável, sem ser.

Hoje, procuramos consumir produtos que sejam ecologicamente corretos. Pois a preocupação ambiental, aquecimento global e mudanças climáticas vêm crescendo gradativamente.

Muitas empresas estão usando essa conscientização para promover produtos ou serviços, manipular de as informações de forma a favorecer a imagem da empresa, no quesito ambiental. Induz os consumidores ao erro quanto às práticas socioambientais de uma empresa.

Dicas para reconhecer essa prática:

* Sugerir que o material é verde, baseado somente em um atributo. Exemplo: Dizer que o material é biodegradável, mas dos 20 componentes presentes, somente 1 é biodegradável. Ou dizer que o produto é verde, sem dar a devida atenção para seu ciclo de vida, como consumo de energia, água e etc.

* Ao anunciar que o produto é verde, não apresentar nenhuma prova de autenticidade ou estudo.

* Imprecisão quanto às informações apresentadas, que geram dúvidas quanto ao real benefício ambiental do produto durante todo seu ciclo de vida.

* Ao apresentar as informações do produto, o fornecedor apresentar declarações exageradas ou falsas. Deixar de informar baixa durabilidade, dizer que é natural e conter estabilizantes e corantes.

O que nós devemos fazer? Quando se tem um apelo ambiental, procure levantar informações adicionais que possam lhe fornecer visão clara do impacto do produto. Cuidado com os certificados ou selos, procure se informar, pois selos e certificação ecológicos podem te enganar por simples imagens ou selos sem lastro.

As empresas devem garantir que os produtos verdes sejam lançados como ambientalmente corretos quando realmente são. Não se aproveitar do Marketing verde para obter uma oportunidade de negócios. A valorização de empresas com comprometimento pode ser o primeiro passo para o consumidor deixar de ser enganado. Recompensar as empresas que o consideram.

Serviços

servicos0

Assine

Cadastre-se no nosso site e receba nossos resumos de notícias: Fácil e Rápido.